sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Florbela...Amar.

#amar

Tenho em Florbela Espanca
No seu poema "Amar"
O retrato de muito do que eu fui e sou
Um caminheiro desta vida quantas vezes errante.
Por isso, muita gente não me compreendeu e de mim se perdeu.
Houve quem se tivesse sentido enganado mas isso nunca aconteceu
Porque o  incompreendido fui eu.

O ser humano, esse misterioso ser
Sempre numa constante procura de explicações que no final não lhe servem de nada
Mas quer saber sempre os porquês!
Se ao menos aprendesse alguma coisa com isso.

Os anos passam, as mágoas ficam
Tal como a saudade fica quando um amor se vai.
Difícil de entender, nem sempre fácil de aceitar
Por isso me perdi vezes sem conta
Mas acabei sempre por me encontrar, Porque nesta vida o meu papel é
Amar

Diz Florbela...diz o que é Amar!
Que aprenda quem quiser
Que queira, quem quer Amar
Que Ame quem assim o aprender
Se porventura o quiser!
Diz Florbela:

”Amar!Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

(Florbela Espanca, in "Charneca em Flor")
























2 comentários:


  1. Curiosamente, este poema está sempre presente na minha vida...
    O que sempre me fascina na poesia de Florbela é sentir a sua inesgotável capacidade de amar.

    Beijinhos com amor
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Poema tão intensoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo:)ADORO a Florbela!

    ResponderEliminar

...Simplesmente Maria.