segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma forma de dizer “Condenada”

Hoje sinto-me condenada.


Sentada, junto à sabedoria popular, escuto, paro e olho como se de uma passagem de nível se tratasse. Farto dos atropelos da vida, o que importa mais um? Do outro lado da via vejo os meus filhos estudando, trabalhando, namorando, brincando, às profissões, ao estudo … tudo isso fiz. Penso com os meus botões quem andou ainda pode andar, ou talvez não, porque me dizem que quem andou não tem p’ra andar.

A primeira constatação diz-me: TENHO FILHOS!

Mais além, vejo um jardim repleto de flores e de arbustos multicores, onde horas a fio manifestei muitos dos meus sentimentos: amor, raiva, tristeza, alegria, ternura, compaixão…
No canto do jardim está uma árvore, com um porte altivo e senhoril. Na sua sombra descansei, dormitei, pensei. Pensei tanto e porque não dizê-lo - chorei. Dizem-me que as arvores também se abatem mas esta não merece. Lá bem no alto da sua copa ela olha em seu redor e vê de um lado a montanha, enorme, pujante, verde, queimada aqui e ali por mãos criminosas, do outro lado o mar, imenso. Tão imenso que não consigo alcançar a sua verdadeira dimensão. Que sorte a tua minha árvore que o sol nasce para ti todos os dias. Do raiar da aurora ao por do sol muitas historiais terás para contar.

A Segunda constatação diz-me: PLANTEI UMA ÁRVORE!

Fecho os olhos…e ao abri-los encontro a meus pés um lápis e umas folhas de papel. Nelas posso escrever mais umas tantas páginas de um livro “O livro da minha Vida”, onde se constatam dramas, novelas, romances, cartas, poemas, projectos. Não está publicado é certo!

A Terceira constatação diz-me: ESCREVI UM LIVRO!

Sorrio e penso - como a vida é curta! Ter filhos, plantar árvores escrever livros.

Seguro firmemente o lápis e rabisco com prazer – estou condenada!

A Quarta constatação digo-a eu: É A VIDA!

2 comentários:

  1. A vida é isso mesmo! Mas acho que a condenação ainda deve tardar. Aproveita-a! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. A vida só o é quando tem muitos matizes, verdade?

    Um abraço com carinho

    ResponderEliminar

...Simplesmente Maria.